A radioterapia usa feixes de alta energia precisamente concentrados para matar células cancerígenas. Geralmente a radiação é liberada a partir de uma máquina localizada fora do corpo (chamada de radioterapia por feixe externo), na maioria das vezes na forma de raios-X. A radioterapia também pode ser realizada internamente, colocando o material radioativo dentro do corpo perto dos tumores (chamado braquiterapia).
Como é utilizada: A radioterapia pode destruir tumores e/ou impedi-los de retornar. Pode ser utilizada por si só como o único tratamento ou em combinação com cirurgia, quimioterapia ou ambos. Às vezes a radiação é usada para diminuir um tumor antes da cirurgia (terapia neoadjuvante) ou administrada após a cirurgia para interromper o crescimento das células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante). A radiação também pode ser combinada com quimioterapia (quimiorradiação) para destruir as células cancerígenas. Em pessoas com câncer avançado, a radiação pode ser usada para reduzir o sofrimento causado pela doença. Isso pode envolver tumores que estão causando dor ou interferindo na capacidade de comer e beber.
Tipos de radioterapia por feixe externo: A radioterapia pode ser administrada de várias formas, dependendo do tipo de câncer, da localização do tumor e se ele se espalhou. Os tipos de radioterapia por feixe externo incluem radioterapia guiada por imagem, radioterapia com intensidade modulada, radioterapia tridimensional conformada, radioterapia estereotáxica corpórea, radiocirurgia estereotáxica e terapia de elétrons/ortovoltagem.